Usinagem Erosão a Fio - WGO

Atualizado: Abr 28

Ideal para usinagem em materiais com mais carbonetos metálicos, superligas e as cerâmicas, ou seja, materiais com alto valor de dureza.


A usinagem de erosões a fio tem como característica principal um processo de usinagem por meio de descargas elétricas. Sua função é obter perfis passantes, verticais e complexos de serem usinados. Este processo é bastante utilizado na WGO Ferramentaria de Alta Precisão por dar maior agilidade e precisão na fabricação de Estampo C.D.R. e Progressivo, matrizes de corte, Punções, etc. A usinagem de erosão a fio tem grande espaço na WGO por várias razões. Um exemplo é a usinagem em materiais com mais carbonetos metálicos, superligas e as cerâmicas, ou seja, materiais com alto valor de dureza, seria impossível fazer qualquer tipo usinagem com métodos convencionais.




Nos métodos tradicionais de usinagem existe uma geração muito alta de calor e tensões nas superfícies usinadas afetam as características superficiais da peça trabalhada, gerando alta quantidade de cavacos. Agora, na WGO Ferramentaria de Alta Precisão, esses problemas não acontecem na usinagem por eletroerosão. Neste tipo de usinagem a peça permanece submersa em um líquido e, com isso, acontece a rápida dissipação do calor gerado durante as descargas elétricas. Na usinagem por eletroerosão a fio não existem esforços de corte porque não existe contato entre o fio e a peça.





A WGO Ferramentaria de Alta Precisão, utiliza para perfurar o material a ser usinado através do método de erosão a fio, uma máquina de furo rápido que perfura o material, através de uma descarga elétrica com água deionizada que passa através de um capilar, que abre o caminho para transpassar o fio da máquina de erosão a fio com mais agilidade e precisão. Este furo é feito na máquina de furo rápido com diâmetro a partir de 0,30mm em materiais que vão desde o aço temperado até o metal duro.


Características da usinagem com erosão a fio -WGO


Durante a usinagem aqui na WGO Ferramentaria de Alta Precisão, um fio de latão ionizado (eletricamente carregado), atravessa a peça (já perfurada anteriormente na máquina de furo rápido) que será usinada em um tanque submerso por um líquido não ionizado. Emitindo descargas elétricas, esse fio faz com que perfis sejam desenhados conforme o projeto inserido na máquina de erosão a fio na peça, isso sem qualquer contato direto. Este perfil de usinagem é programado no computador por um software específicos de usinagem em erosão a fio para obter uma rapidez e conseguir exatidão no processo. O furo feito anteriormente na peça de trabalho, é chamado de furo de processo.


Hoje em dia, a eletroerosão a fio é bastante utilizada na WGO Ferramentaria de Alta Precisão, principalmente para a fabricação de placas guia, porta punção e matrizes nas ferramentas estampo de corte, dobra e repuxo.


As aplicações da erosão a fio passam por usinagem de matrizes em metal duro, fieiras para trefilação e micro usinagem e, principalmente, fabricação de materiais com alta taxa de dureza (Metal Duro) e de complexa usinagem por métodos tradicionais.



A WGO Ferramentaria de Alta Precisão, oferece agilidade, alta precisão e maior



durabilidade nas ferramentas que fabrica, por métodos de trabalho executados na erosão a fio. Os problemas em função da dureza do material, perda de características superficiais da peça e esforços de corte são evitados nesse processo diferenciado.








* Ionização: processo de formação de íons que ocorre quando um ácido é dissolvido em água químico mediante ao qual se produzem íons, espécies químicas eletricamente carregadas, pela perda ou ganho de elétrons a partir de átomos ou moléculas neutras.


** Água deionizada: tem todos os sais minerais removidos, sendo própria para ser utilizada em processos químicos.


A WGO Ferramentaria fica em SP e atende todo o Brasil.


Para saber mais sobre Erosão a Fio e Fabricação de Punções, Matrizes de Corte, Dobra e Repuxo (Estampo C.D.R.), Moldes de Injeção, Moldes de Sopro, Spare parts, Ferramentas Especiais, etc.


Ligue para +5511 2965-41-71 ou clique aqui


Vamos marcar um café aqui na WGO Ferramentaria e Usinagem de Alta Precisão.


Será uma grande Honra receber você!


Estamos em São Paulo na Zona Leste próximo ao Shopping Anália Franco


ACREDITAMOS EM NOSSO PAÍS! 💙



Fabricação de Punção e Matriz de Corte

Usinagem em Erosão a Fio - WGO - Metal Duro - Aço …

Sobre a Fabricação de Peças Pelo Processo de …

Sobre Fabricação de Moldes e Matrizes

Projetos de Ferramentaria, Analise e Execução de Pr…

Usinagem e Ferramentaria em SP | Alta Precisão | W…

Spare Parts Peças Sob Medida - Indústria

Ferramentaria | Qual é a Importância da Manutenç…

Metal Duro ferramentas sob medida em SP - WGO

Sobre gerenciamento de ciclo de vida de ferrament…

Básico Sobre Fluidos de Corte

A influência do método de preset de ferramentas na …

WGO Ferramentas para Compactação de Pó




#engenhariadeproducao #fiesp #engenhariamecânica #equipamentos #ferramentaria #usinagem #ciesp #wgo #altaprecisao #spareparts #gerentedeprojetos #consumidor #sparepartsmaquinas #brasil

#eletroeletronica #cartoespersonalizados #mecanicaindustrial #autopecas #saude #metalurgica #estamparia #estampo #punção #puncao #matrizdecorte #matriz

#estampocdr #injetoras #injetorasplasticas #fab #outsize #moldesdeinjecao #brasil #matrizesdecorte #eletrica #erosãoafio

50 visualizações

25 Anos

Mapa do site

D-U-N-S WGO.png

WGO | Ferramentaria de Alta Precisão

Rua Dr. Gabriel de Resende, 376 - Cep 03350-005 - Vila Invernada - São Paulo - SP Tel. 55 11 2965-4171  /  97203-5417

© Outsize 2019 | All Rights Reserved.