top of page
Buscar

Sobre a Fabricação de Peças Pelo Processo de Compactação de Pó

Atualizado: 28 de abr. de 2020

A peça sinterizada apresenta um excelente compromisso entre tolerâncias, custo, grau de acabamento, resistência mecânica e outras propriedades físicas e, inclusive, impacto ambiental.


A WGO Ferramentaria de Alta Precisão, projeta e desenvolve ferramentas de alta qualidade e desempenho para a indústria de peças.


Peças fabricadas por metalurgia do pó possuem porosidade, volumes pequenos de vazios distribuídos uniformemente no total.


Esta porosidade típica é determinada por diversos fatores como pressão de compactação, temperatura e tempo de sinterização, tamanho e forma das partículas do pó, existência de processos complementares de compressão, etc..


A porosidade possibilita a fabricação de peças como: filtros metálicos e mancais autolubrificantes.


O processo de fabricação é de grande produtividade e baixo desperdício de material.

A peça sinterizada apresenta um excelente compromisso entre tolerâncias, custo, grau de acabamento, resistência mecânica e outras propriedades físicas e, inclusive, impacto ambiental. Quando necessários, processos posteriores podem ser plenamente utilizados para conferir propriedades adicionais ao sinterizado como, por exemplo: usinagens, tratamentos térmicos e a vapor, recobrimentos galvânicos e pigmentares, soldagem e outros.



Sobre o Processo de Compactação de Pó


Realizada, de modo geral, em prensas projetadas exclusivamente para este fim utilizando uma FERRAMENTAS SOB MEDIDA e com a função de DAR FORMA AO PÓ COMPACTADO, a etapa de compactação consiste em comprimir a mistura até atingir a forma geométrica, as dimensões e a densidade desejadas.


A WGO Ferramentaria e Usinagem de Alta Precisão, fabrica o ferramental completo, as Matrizes e os Punções, para que a compactação do pó sintetizado atinja a forma desejada para a peça. Por suas vantagens econômicas, a tecnologia mais difundida é a compactação uniaxial. Baseia-se em comprimir-se um dado volume de mistura utilizando-se de punções verticais (superiores e inferiores) dentro de uma cavidade cercada por machos e matrizes. Cada degrau (ou nível) da peça compactada deve ser comprimido por um elemento distinto da ferramenta. Como regra simplificada, os punções formam as faces, os machos formam os furos verticais e a matriz forma o contorno externo da peça.


Com capacidade de compactação simultânea, estes níveis é que fazem por exclusiva a PRENSA para a metalurgia do pó. Equipada de modo a movimentar os elementos da ferramenta de compactação ou molde independentemente um dos outros. A independência permite ao Preparador Técnico ajustá-los de modo a obter a simultaneidade na compressão, garantindo a integridade física do pó compactado.

As Ferramentas, Moldes, Matrizes e Punções projetadas e fabricadas pela WGO Ferramentaria de Alta Precisão, garantem peças de Alta Qualidade e Maior Desempenho na Linha de Produção. A WGO está desde 1994 no mercado.

Projetamos e executamos o ferramental conforme o projeto:

  • Try-out com acompanhamento técnico

  • Manutenção


Custo Menor para a Fabricação de Componentes Mecânicos


Em modo geral, a vantagem da metalurgia do pó e o que determina o crescimento de sua indústria é seu custo menor para a fabricação de componentes mecânicos. Vantagens associadas à sua porosidade intrínseca são técnica e comercialmente muito bem exploradas como lubrificação e filtragem, mas é seu custo menor a sua grande vantagem quando comparada a outros processos.

Os limites da capacidade desta tecnologia em substituir outras como fundição, usinagem, estamparia, forja, etc. ainda não foram definidos e alcançados. A cada ano, novidades no campo de novos pós, prensas e fornos promovem avanços nesta tecnologia que lhe permitem continuar crescendo com vantagens econômicas importantes aos clientes.



O grande consumidor de peças sinterizadas estruturais no mercado global é o setor automotivo. Cerca de 70% do volume produzido são aplicações voltadas para componentes de suspensão, motores a combustão, câmbio e motores elétricos. A outra parte compreende os mercados de componentes para ferramentas elétricas, compressores herméticos e máquinas domésticas.

A WGO


A WGO Ferramentaria e Usinagem é Especializada na Fabricação de Moldes, Matrizes, Punções SOB MEDIDA para a Indústria de Peças Automobilísticas, Peças Linha Branca, Componentes em Geral. WGO também é conhecida como fabricante de Testes de Estanqueidade Sob Medida para o Setor Automobilístico, fabricante de ferramentas especiais de corte para usinagem, Moldes para frascos e embalagens para o setor médico hospitalar e químico, oferece serviços de fabricação sob medida, ferramentaria, afiação de matrizes de corte e automação industrial, A WGO é uma empresa reconhecida pela alta qualidade e precisão de seus serviços para a indústria química, indústria de equipamentos e dispositivos médico hospitalar, indústria de autopeças, indústria automobilística, indústria sistemista e pelo mercado em geral. A WGO Indústria Brasileira de Moldes, Matrizes, Punções, Ferramentas para Compactação de pó para fabricação de peças de Metal Duro, Equipamentos Automatizados para a Indústria Médica Hospitalar e Química, Embalagens e outras, atua desde 1994 no mercado. Com as soluções da ferramentaria para a indústria automobilística, de autopeças, spare parts, nacionalização de peças, ferramentas e dispositivos, indústria farmacêutica, médica, hospitalar, química, etc., é possível obter o melhor no que se refere à fabricação de moldes e matrizes, punções, estampo CDR, equipamentos automatizados, equipamentos de teste de estanqueidade, dispositivos de montagem, Dispositivos especiais para a indústria, já que a empresa é composta por uma equipe de profissionais altamente qualificados e aliada a um maquinário novo e moderno. A WGO Moldes Ferramentaria de Alta Precisão está entre as melhores empresas do segmento de Ferramentaria, Usinagem, Micro Usinagem, Ferramentas para usinagem sob medida, Equipamentos Especiais Automatizados para a indústria Farmacêutica, indústria Química, Indústria do setores Médico Hospitalar e muito mais, entre em contato com a equipe de atendimento da WGO Ferramentaria para solicitar uma visita técnica ou orçamento grátis e conferir os preços mais competitivos do mercado.

A fabricação de moldes e matrizes da WGO Moldes Ferramentaria Sparte parts, sempre atendendo a todas as rigorosas normas e alto padrão de qualidade internacional. Por isso, antes que os produtos produzidos pela empresa cheguem até o consumidor final, essas peças são submetidas a testes e entregas apenas quando são aprovadas o Try-out. A ferramentaria atua na fabricação de moldes e matrizes atendendo as características do projeto técnico específico e também dispõe do auxílio de desenhos em 2D e em 3D, que contribuem para o desenvolvimento / fabricação do ferramental e das peças.

A WGO Moldes Ferramentaria Spare parts é uma especialista na fabricação e manutenção de moldes para injeção de alumínio, plástico e outros, além de fabricar matrizes - que são os componentes do molde e atuam com a função de dar forma às peças. Com a ferramentaria especializada, portanto, você pode ter o melhor no que se refere à fabricação de moldes e matrizes, principalmente levando em conta que a WGO Ferramentaria de Alta Precisão Moldes Matrizes / Estampo CDR é uma empresa que investe fortemente em estrutura e dispõe dos equipamentos mais modernos da atualidade indústrial.

Outra vantagem dos serviços de fabricação de moldes e matrizes da WGO Moldes Ferramentaria Usinagem de Precisão é que a empresa, em sua etapa de produção, utiliza apenas matéria prima de excelência, o que garante a eficiência do produto final. Além disso, a empresa proporciona tratamento térmico e ou Metal Duro com certificado de qualidade em todas as suas opções de fabricação de moldes, equipamentos automatizados sob medida e matrizes. Dessa forma, os clientes podem ter garantia de padrão de excelência em todos os produtos fabricados pela ferramentaria e usinagem e, ao mesmo tempo, contar com uma empresa que preza pela transparência nas relações de alta qualidade e satisfação com o seu público e setor da empresa. Nosso objetivo é sempre superar desafios e surpreender engenheiros, gerentes de produção, ferramenteiros, controle de qualidade e todos os envolvidos no processo da indústria. Fica aqui nossa gratidão!

PARA SABER MAIS SOBRE a Fabricação de Moldes e Ferramentais para a fabricação de Peças de Metal Duro.


Ligue para +5511 2965-41-71 ou clique aqui Vamos marcar um café aqui na WGO Ferramentaria e Usinagem de Alta Precisão. Será uma grande Honra receber você! Estamos em São Paulo na Zona Leste próximo ao Shopping Anália Franco


 

 


Referências

MORO, N; AURAS, A. Processos de Fabricação: a metalurgia do pó e o futuro da indústria. Florianópolis: Cefet-SC, 2007.

GRUPO SETORIAL DE METALURGIA DO PÓ. A metalurgia do pó: alternativa econômica com menor impacto ambiental. Metallum Eventos Técnicos, 2009 - 320 páginas. ISBN 978-85-62404-00-9

Este artigo sobre Tecnologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

459 visualizações
bottom of page