Buscar

Sobre Sinterização e fabricação de peças e ferramentas.

Saiba mais sobre sinterização e fabricação de ferramentas para compactação. Punções, matrizes e ferramentais WGO para compactação de pó.



O que é sinterização?


A sinterização é um processo no qual pós com preparação cristalina ou não, uma vez compactados, são submetidos a altas temperaturas, pouco mais baixas que a sua temperatura de fusão, ou seja, a uma temperatura suficiente, para fundir o metal ligante, preenchendo então os vazios entre os grãos.

Isto ocorre devido a um ou mais métodos chamados "mecanismos de transporte": estes podem ser consecutivos ou concorrentes. Ao contrário dos processos metalúrgicos tradicionais que solidificam os metais derretidos.

A palavra sinter (cinter) vem do alemão e se refere a um tipo de mineral que é poroso.

Existem 02 tipos do mineral: um que é rico em calcário outro que é rico em sílica.

O processo de sinterização baseia-se na ligação atômica entre a superfície de partículas vizinhas e sua finalidade é obter peças sólidas, resistentes e coerentes.




Peças e ferramentas de Metal Duro


O Metal Duro é obtido através de uma liga de carboneto de Tungstênio, produzido por metalurgia do pó. Esse material é obtido pela prensagem do pó através de ferramental WGO que com punções e matrizes fabricados sob desenho com o formato que se deseja obter a peça ou ferramenta, ou seja, obtido através da prensagem e sinterização de uma mistura de pós de carboneto e outros materiais de menor ponto de fusão, chamados ligantes (Cobalto, Níquel, Titânio, Cromo ou uma combinação deles).


Utilização de materiais sinterizados



Os materiais sinterizados são desenvolvidos para diversas utilizações, entre elas, dispositivos eletroeletrônicos. Um exemplo disto, são as válvulas termiônicas modernas que utilizam placas de materiais cerâmicos sinterizados. Isto é devido a particular resistência à altas temperaturas destes materiais associada à alta resistência mecânica, além da excelente condutividade destes a qualquer temperatura e dissipação de potência.

Outra utilização de materiais sinterizados é a chamada formação de insertos, ou ferramentas, utilizadas em máquinas ferramenta, que podem ser de estamparia ou de corte para de metais e materiais sintéticos.

Este processo de fabricação, permite obter peças que estão próximos da forma líquida, o que permite evitar custosas operações de usinagem.


Punções, matrizes e ferramental necessário para o processo de compactação


A WGO Ferramentaria fabrica sob desenho ferramental, punções e matrizes de alto desempenho. Atende diversos setores do mercado nacional e internacional e somos reconhecidos como uma empresa que oferece sempre a melhor solução, alta qualidade e precisão para a indústria.





Garantimos o melhor custo-benefício do mercado!


A WGO

A WGO Ferramentaria e Usinagem é Especializada na Fabricação de Moldes, Matrizes, Punções SOB MEDIDA para a Indústria de Peças Automobilísticas, Peças Linha Branca, Componentes em Geral.


WGO também é conhecida como fabricante de Testes de Estanqueidade Sob Medida para o Setor Automobilístico, fabricante de ferramentas especiais de corte para usinagem, Moldes para frascos e embalagens para o setor médico hospitalar e químico, oferece serviços de fabricação sob medida, ferramentaria, afiação de matrizes de corte e automação industrial.


A WGO é uma empresa reconhecida pela alta qualidade e precisão de seus serviços para a indústria química, indústria de equipamentos e dispositivos médico hospitalar, indústria de autopeças, indústria automobilística, indústria sistemista e pelo mercado em geral.


A WGO Indústria Brasileira de Moldes, Matrizes, Punções, Ferramentas para Compactação de pó para fabricação de peças de Metal Duro, Equipamentos Automatizados para a Indústria Médica Hospitalar e Química, Embalagens e outras, atua desde 1994 no mercado.


Com as soluções da ferramentaria para a indústria automobilística, de autopeças, spare parts, nacionalização de peças, ferramen