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Imunidade e Nutrição: Qual é a Relação?

Atualizado: Abr 28



DICA WGO Ferramentaria de Alta Precisão


Imunidade e Nutrição:


Vitaminas A, B6, C, D, E, ômega-3, selênio e zinco são componentes fundamentais para o fortalecimento do sistema imune.


Por outro lado, o sistema imunológico é a defesa natural do organismo contra os agentes que prejudicam a saúde. A resposta imune envolve um processo complexo de moléculas, células e tecidos projetados para defender o corpo. Mas, para que esse sistema funcione ativamente, e em seu potencial máximo, é importante que ele esteja fortalecido.


Existem evidências que uma alimentação equilibrada, contendo micronutrientes (vitaminas e minerais), ácidos graxos poli-insaturados ômega-3 e outros compostos bioativos (como os polifenóis) ajuda a manutenção do sistema imunológico. Por outro lado, indivíduos com hábitos alimentares desequilibrados estão sujeitos a um estado inadequado de nutrientes, o que pode resultar em desnutrição e um fenômeno conhecido como "fome oculta". A fome oculta, isolada ou combinada a fatores como sedentarismo, hábito de fumar, estresse e uso de medicamentos, compromete a qualidade da resposta imunológica e a saúde em geral.



Pesquisas demonstram que as vitaminas A, B6, C, D, E, os ácidos graxos poli-insaturados ômega-3, e os minerais selênio e zinco são componentes fundamentais para o fortalecimento do sistema imune.



Nesse sentido, o consumo de refeições balanceadas, contendo porções adequadas de alimentos fontes desses nutrientes – como frutas, lácteos, carnes, ovos, peixes, feijões e oleaginosas – garantem o aporte adequado desses nutrientes. Além disso, o consumo regular de alimentos enriquecidos com vitaminas,  minerais e ácidos graxos ômega-3 ajuda a garantir a ingestão diária recomendada desses nutrientes em diferentes fases da vida, já que muitas vezes não conseguimos manter uma rotina alimentar adequada. O uso de suplementos alimentares também é uma boa estratégia para prevenir deficiências nutricionais e fortalecer o sistema imunológico. Em caso de dúvida sobre sua alimentação ou estado de saúde, converse sempre com um médico ou nutricionista.





Fonte: Dra. Maria Fernanda Elias – Nutricionista, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Ciências da Nutrição.



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