25 Anos

Mapa do site

D-U-N-S WGO.png

WGO | Ferramentaria de Alta Precisão

Rua Dr. Gabriel de Resende, 376 - Cep 03350-005 - Vila Invernada - São Paulo - SP Tel. 55 11 2965-4171  /  97203-5417

© Outsize 2019 | All Rights Reserved.

Básico Sobre Fluidos de Corte

Updated: Jan 23


A função do Fluido de Corte é a de refrigerar, lubrificar e limpar a peça enquanto está sendo realizada a usinagem.


Nós da WGO consideramos o Fluido de Corte como um item indispensável na produção, armazenagem e conservação de qualquer peça ou ferramenta, contribuindo inclusive, para prolongar a vida útil além de protegê-la contra oxidação. Por isso recomendamos sempre que utilize um produto de qualidade, sempre observando as especificações técnicas do fabricante na embalagem.


Outra vantagem da lubrificação é a facilidade que proporciona durante a operação do corte, pois diminui o tempo de execução da operação.


Este fluido pode ser líquido, gasoso ou sólido e estão divididos em três grupos: fluido de corte químico, óleo emulsionável ou solúvel e óleo de corte integral.


Os agentes EP e os Antioxidantes são os aditivos mais usados. Os agentes EP formam uma fina película sobre o metal que reduz o atrito. Trata-se de uma reação química que ocorre quando os aditivos presentes no EP entram em contato com o metal, formando uma película protetora.


A escolha do Fluido de Corte depende do material a ser trabalhado, da velocidade em que é trabalhado entre outros, portanto, acaba sendo uma escolha técnica, porém apresentaremos os tipos existentes no mercado:



Quais são os tipos de Fluido de corte?


- Solúveis Minerais -


Misturados com água formam emulsões leitosas. Suas propriedades lubrificantes são boas e as peças ficam com um bom acabamento. Seu custo é baixo comparado ao semi-sintético ou sintético.


Desvantagens:


. Deterioram rapidamente devido a ação das bactérias

. São menos refrigerantes


- Solúveis Semi-sintéticos -


É a combinação de óleo mineral com substâncias químicas (sintéticas). Portanto, um mix de duas bases, sendo uma mineral e outra sintética.


Utilizado em aplicações moderadas e pesadas, sendo um lubrificante com boas propriedades de lubrificação, decantação e limpeza. Essa combinação poderá ser diluída em água, de acordo com a aplicação.


Seu custo fica entre o do Mineral e o do Sintético.


Sua resistência ao ataque de bactérias é maior que a do Mineral.



- Solúveis Sintéticos -


Existem os mais simples e os mais complexos.


Os mais simples são usados, principalmente, como fluidos para retificação de desbaste.

Garantem boa refrigeração e proteção anticorrosiva.


São compostos de substâncias químicas (sais orgânicos e inorgânicos) que formam soluções em água.


Suas soluções são estáveis, as bactérias pouco atacam.


Os mais complexos são considerados de uso geral e são adequados para serviços de moderado a pesado. Indicado para serviços de alta velocidade e avanço.


Seus agentes umectantes fazem com que o fluido se espalhe de forma eficiente sobre toda a superfície do metal. Os poros do rebolo se mantêm abertos devido ao fluido.

Garantem boa refrigeração e proteção anticorrosiva.


São compostos de substâncias químicas (sais orgânicos e inorgânicos), que formam soluções em água.


Suas soluções são estáveis, as bactérias pouco atacam.


Possuem propriedades superiores de detergência e de decantação.


Seu valor é mais alto, porém, até acaba sendo considerado econômico por possuir uma diluição maior em proporção de água em comparação aos óleos de corte comuns.


Desvantagens:


. Formação de espuma é um frequente problema, por isso alguns fabricantes acrescentam antiespumante na formulação.


. Depósitos resinosos são formados com frequência. Vale lembrar que as fórmulas podem variar de acordo com o fabricante. Independentemente se você optar pelo Mineral, Semi-sintético ou Sintético. Leia com atenção as especificações na embalagem do lubrificante e compare os benefícios oferecidos pelo fabricante e não apenas o preço.


Lembre-se, um bom fluido para corte facilita o trabalho e aumenta a vida útil da ferramenta.


Dica WGO


Aqui na WGO, utilizamos Blaser Swisslube em todas as operações e seguimos todas as recomendações do fabricante.


Entre em contato com nossa equipe e agente uma visita técnica e consulte sobre Manutenção Preventiva de Moldes e Matrizes. Conte com a WGO | Ferramentaria de Alta Precisão. Tel. +55 11 2965-4171 | comercial@wgo.ind.br | www.wgo.ind.br

wgo.ind


- Fabricamos e Fazemos Manutenção em Matrizes (Estampo C.D.R. e Progressivo) e Moldes de ALTA PRECISÃO - Fabricamos Ferramentas Especiais para Usinagem Sob Medida em Diversos Materiais e tratamentos - Brocas - Conformação Circular - Fresas - Perfil de Bloco - Sob Medida - Metal Duro...- Fabricamos Rolos para Laminação de Chapas- Fabricamos Facas para a produção de Embalagens Metálicas- Fabricamos Equipamentos Automatizados Sob Medida- Fabricamos Equipamentos para Teste de Estanqueidade Sob Medida- Fabricamos Dispositivos para Montagem em Linha de Produção Sob Medida- Fabricamos Acessórios para Torno Automático *Estamos em São Paulo - SP e atendemos todo o Brasil


#engenhariadeproducao #fiesp #engenhariamecanica #sistemaseletronicos #equipamentos #ferramentaria #usinagem #qualidade #qualidade #estampocdr #metalurgica #sustentabilidade #ferramentasespeciais #industriadeautopecas #nautica #ferramentasespeciais #industrial40 #ciesp #wgo #altaprecisao #fresa #industriafarmaceutica #industrialmetal #metalduro


Venha tomar um café e conhecer melhor a WGO e a nossa Equipe.

comercial@wgo.ind.br | 11 2965-4171 | WhatsApp 11 97203-5418


30 views